O que é Facebook Ads?
Facebook Ads são anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Ademais, o Facebook possui diversas ferramentas para te auxiliar na criação de campanhas mais eficazes e nesse post vou mostrar como usar algumas dessas ferramentas do Facebook Ads.
Os Tipos de Anúncio
Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre os diversos formatos publicitários que a ferramenta oferece. O Facebook disponibiliza hoje 10 tipos de anúncios. São eles (você pode verificar clicando aqui):
- RECONHECIMENTO DA MARCA
Se o seu objetivo for aumentar o reconhecimento da marca através de uma campanha de branding, então essa é a opção que você deve selecionar. O propósito aqui é alcançar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios, contribuindo para o reconhecimento da marca.
A imagem abaixo é um exemplo de um anúncio cujo objetivo é o reconhecimento da marca:
- ALCANCE
Use esse objetivo do Facebook para alcançar o número máximo de pessoas no seu público e controlar a frequência com a qual elas veem seus anúncios.
Além disso, se você tiver um negócio local e desejar promover para as pessoas dentro de um raio nas imediações, poderá criar seu alcance sob medida usando o direcionamento por localização.
- TRÁFEGO
Esse é o tipo de anúncio ideal para direcionar o tráfego do Facebook para uma página externa. Pode ser para ofertas, download de conteúdos, ingressos para algum evento, conhecer outros serviços e produtos, etc…
- ENVOLVIMENTO
Dentro do objetivo “Envolvimento” você tem três opções (como mostra a imagem abaixo): envolvimento com a publicação, curtidas na página e participações no evento.
A primeira opção te permite impulsionar publicações através do Gerenciador de Anúncios. Vale lembrar que também é possível impulsionar publicações ao clicar no botão no canto inferior direito de um post, mas para isso você precisa ter as permissões necessárias.
Essa é uma excelente ferramenta para promover um post em que você deseja aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Qual tipo de conteúdo utilizar:
- Divulgar uma imagem, seja de serviços ou produtos (moda, culinária, fotografia, etc)
- Divulgar o lançamento de uma nova marca
- Aumentar o número de participações em um post que incentive comentários (perguntas e opiniões)
Já a segunda opção (“Curtidas na Página”), são anúncios cujo o objetivo é promover o conhecimento e curtidas na sua página. Você poderá adicionar uma imagem e uma breve descrição sobre sua página, e então o Facebook adicionará um botão “Curtir Página” a fim de promover curtidas.
Não é muito recomendado a utilização desse recurso. A quantidade de curtidas não significa necessariamente uma página bem engajada ou bem-sucedida. O que você precisa são pessoas que te acompanham por causa do seu produto e conteúdo. Invista em anúncios que vão melhor promover a sua marca e o seu produto/serviço e, consequentemente, você terá mais curtidas e pessoas engajadas.
Por fim, a terceira e última opção se trata em promover um evento criado no Facebook através de anúncios.Uma das grandes vantagens de se ter um evento no Facebook é que todos os participantes sempre recebem notificações quando alguma atualização ou post é adicionado no evento. É uma ótima ferramenta para reforçar um compromisso e interagir com o público.
- INSTALAÇÕES DO APLICATIVO
Caso sua página possua algum aplicativo especial é só veicular esse anúncio e ele aparecerá no Feed de Notícias do público selecionado. Quando alguém clicar no anúncio, será levado diretamente à página de instalação do app.
- VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO
Os vídeo estão cada vez ganhando mais espaço nas mídias sociais e é uma excelente estratégia de comunicação e engajamento. Atualmente, os vídeos já recebem um maior número de visualizações orgânicas do que posts estáticos.
Entretanto, a fim de divulgar um vídeo promocional ou o conteúdo da sua página, você pode ampliar a divulgação do seu vídeo através dessa ferramenta. Da mesma forma que os outros anúncios, você deverá escolher seu público e segmentação e também poderá adicionar um botão dentre as opções:
- Comprar Agora – com link de acesso a página destino;
- Reservar Agora – com link de acesso a página destino;
- Saiba Mais – com link de acesso a página destino;
- Cadastre-se – com link de acesso a página destino;
- Baixar – com link de acesso a página destino;
- Assistir Mais – com link de acesso a página destino.